VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Gorbatchov fez uma autocrítica ?


Author:
paulo fidalgo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:25:20 08/17/02 Sat
In reply to: sabumacuti 's message, "... a pregar andamos todos!" on 00:34:32 08/17/02 Sat

1 - a Perestroika foi muito importante porque foium processo em que alguns, os comunistas, quiseram passar de um modelo não capitalista estatal, segundo Chomsky, ma versão extrema de neomercantilismo moderno, para o socialismo. Esse processo foi derrotado pelos dirigentes e por toda a camada que assegurava funções de extracção da mais valia na situação anterior. Toda esta gente se passou para o capitalismo.

2- a importância da Perestroika está nesta altura sobretudo no facto de ter sido derrotada e portanto, faz pensar que processos de passagem e transição exigem uma linha estratégica muito firme, uma preparação teórica muito profunda e, sobretudo, um movimento popular organizado

3 - Gorbatchov deu a ideia de estar do lado do socialismo no princípio do processo mas deslizou com uma incrível falta de ossatura para o campo contrário ao ponto de na prática se ter ainda como SGeral orientado para uma linha de restauração do capitalismo - sem o ter dito explicitamente na altura. Este comportamento político - e todo o seu comportamento posterior - é para mim fonte de uma enorme repulsa.

4- Um dos problemas da Perestroika é a expressão "reforma". É que reformas há muitas. Eu que estou no Serviço Nacional de Saúde, taambém quere a reforma do SNS. Mas o Bagão Felix também. O facto de ouvirmos falar em reforma do SNS, obriga a pegar na lupa e tentaar ver para onde é que se quer reformar. Gorbatchov fez a pior das manipulações: disse que queria reformar na direcção do socialismo mas aacabou por entregar o jogo ao capitalismo, embora com uma retórica reformadora sempre presente

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
... realismo , precisa-se !sabumacuti19:32:36 08/17/02 Sat


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.